Microsoft mostra novos comandos Xbox… Para smartphones! – No dia em que a Nintendo anunciou a Switch Lite a Microsoft mostrou o seu novo projeto para jogos móveis. Não, não se trata de uma consola portátil, mas sim de controladores para encaixar nas laterais de um smartphone ou tablet.
Em termos práticos, a ideia é transformar qualquer telemóvel numa consola portátil, fornecendo uma experiência semelhante à Switch.
Assim, em vez de desenvolver uma nova consola de bolso e correr mais riscos, a Microsoft preferiu projetar pequenos comandos. Para já, em fase de protótipo, mas que a empresa pretende usar associados a jogos da futura plataforma XCloud.
“O sucesso da Switch é um exemplo do valor dos jogos móveis com controlos físicos”. O argumento consta de um artigo interno da Microsoft Research revelado pelo Windows Central e citado pelo The Verge. Por isso mesmo, a empresa prefere comandos físicos em vez de usar ecrãs táteis ou comandos convencionais da Xbox.
A Microsoft tem experimentando várias opções de comandos de encaixe menos volumosos do que as soluções que existem no mercado. Com efeito, soluções como o GameCase, GameVice e ION iCade mobile acabam por ser pouco flexíveis, dado a sua dimensão. A Microsoft Research documentou pela primeira vez esses protótipos de controladores em outubro de 2018 e recentemente patenteou a ideia.
Mesmo que uma patente não garanta a sua comercialização, a empresa enriquece o ecossistema de ideias com o selo Xbox. Tudo isto, graças às alterações na sua divisão de desenvolvimento e pesquisa que tem implementado nos últimos anos.
Por exemplo, a empresa está a trabalhar num Kit Adaptador para o xCloud, permitindo aos developers criar jogos mais amigáveis ao toque. Para já, a empresa tem-se limitado a mostrar o seu sistema de jogos streaming na cloud com uma solução de recurso. Ou seja, com um controlador de Xbox ligado a um dispositivo Android.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!