Será que o Dark Mode poupa assim tanta bateria nos ecrãs OLED? – Nos últimos anos tem existido uma autêntica maluqueira com os ‘Dark Mode’, ou como quem diz, modo escuro, em tudo que é smartphones equipados com ecrãs OLED.
O que no fundo, faz todo o sentido! Afinal de contas, a cor preta neste tipo de ecrãs, equivale a pixeis desligados… E se estão desligados, não estão a gastar bateria! Não é?
Com a disseminação dos temas ‘Dark’, começou a aparecer uma questão na cabeça dos utilizadores e designers. O tema escuro deve ser ‘AMOLED Black’ ou apenas um Cinzento escuro?
A nível estético isto é puramente do gosto de cada um. Mas a nível de poupança de bateria, os resultados são extremamente interessantes! É que caso não saiba, o cinzento escuro contínua a significar uma poupança de bateria, e pelos vistos, não é assim tão diferente da poupança da cor preta.
Então… Qual é a diferença de um Modo Escuro completamente preto, e um Modo Escuro cinzento? Primeiramente, temos de perceber como funciona um ecrã OLED.
(Explicação super simples)
Num ecrã OLED (Organic Light-Emitting Diode), cada pixel é responsável pela sua própria luz. Ou seja, cada pixel tem um sub-pixel vermelho, azul e verde (RGB), estes são os OLEDs individuais que emitem a sua respetiva cor consoante o brilho definido. E claro, este brilho depende da voltagem aplicada.
Portanto, todas as cores que o ecrã produz, é uma mistura destes três OLEDs, com brilhos diferentes. E como dissemos em cima, a cor preta é a ausência de cor destas três cores, o que por sua vez, significa que são utilizados 0 volts.
Então, como é que é feito o cinzento escuro?
Curiosamente, o Cinzento, Cinzento Escuro e o Cinzento Claro, são tudo cores que vêm da cor branca. Ou seja, um pixel cinzento é formado a partir de um pixel branco que vê a sua voltagem reduzida.
Claro que além disto temos ainda o gamma, mas não vamos entrar por aqui, pela simplicidade da coisa.
Então, quanta energia consome um pixel cinzento escuro?
Vamos utilizar a especificação recomendada para o tema Google Material Dark, com o código #121212, que significa rgb(7%,7%,7%). Pois bem, depois da correção gama (0.07^2.2) temos o valor de 0.3%, o que significa que o tema cinzento escuro da Google gera 0,3% da luminosidade de uma superfície branca pura.
Como dissemos em cima, a luminosidade/brilho de um OLED depende de quanta voltagem está a ser aplicada. Portanto, apenas é necessário 0.3% da cor branca, para renderizar a cor Cinzento Escuro.
0.3% contínua a ser mais que 0%!
Óbvio que sim, mas estamos aqui a falar de um aumento de consumo irrisório, que irá ter um impacto muito pequeno na bateria do nosso aparelho do dia a dia.
Ademais o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!