A Huawei já está a salvo? Afinal, o que se passou?

A cada vez mais popular fabricante Chinesa de smartphones, não tem tido umas semanas nada fáceis, desde que o President Donald Trump decidiu adicionar o nome da Huawei à ‘Entity List’. O que basicamente fez com que a marca ficasse impossibilitada de fazer negócios com qualquer empresa americana, onde claro está, temos de incluir a Google.

Daí todo o dilema com as atualizações do sistema operativo dos smartphones da Huawei, e consequente preocupação com o acesso à Google Play Store e restantes serviços da gigante da pesquisa.

Huawei Android

Contudo, parece que ontem houve fumo branco! Visto que Donald Trump fez alguns comentários otimistas na cimeira G20.



Afinal de contas, Donald Trump disse que os Estados Unidos não só não iriam aumentar as tarifas, como também afirmou que as empresas Norte Americanas poderiam agora retomar as suas relações negociais com a Huawei!

Caso não saiba, vários líderes mundiais estão neste momento reunidos na cimeira do G20, em Osaka (Japão). Um evento que serve para arranjar soluções para os mais variados problemas que afligem a comunidade internacional.

Mas claro que além disto, temos também a afamada guerra comercial entre os Estados Unidos e China. Que em boa verdade, deve ter puxado muitas atenções… E ainda bem, visto que aparentemente, existiu um principio de acordo!

A proibição imposta à Huawei foi revertida, mas ainda não é bem claro como é que as relações serão repostas

Huawei EMUI

Portanto, durante uma conferência de imprensa, o presidente Donald Trump disse que:

“As empresas Norte Americanas podem voltar a vender equipamento à Huawei. Estou a falar de equipamento, onde não existem grandes problemas. Temos muitas excelentes empresas em Silicon Valley, e também no resto do país, que fazem equipamento extremamente complexo – Vamos permitir que vendam este equipamento à Huawei.”

Isto acaba por ser extremamente interessante… Primeiramente, nada foi dito sobre vendas de equipamento Huawei a empresas Americanas. Apenas foi mencionado um lado da relação.

Mas muito mais importante que isto, Trump disse que a Huawei era uma ameaça à segurança Nacional… Então… Já não é?

guerra comercial

Em suma, ainda não sabemos se isto equivale a um completo retrocesso de tudo o que aconteceu. No entanto, é sem dúvida uma concessão massiva que não deve ter sido nada fácil de alcançar. (Tendo em conta a atual guerra comercial entre os US e a China)

Por isso, ainda não sabemos bem como é que as coisas irão funcionar na prática. Mas é uma questão de ficar atento… Quando soubermos, vamos explicar tudo em detalhe.

Entretanto, se por acaso estava interessado num smartphone Huawei, aproveite as promoções ainda em vigor! Visto que tudo deverá voltar à normalidade nos próximos dias.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também