A Huawei tem o maior portfolio de patentes 5G! E agora? – Num desenvolvimento bastante interessante, na guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, onde a Huawei tem sido uma das maiores prejudicadas… Eis que a gigante Chinesa, decidiu pedir mil milhões de dólares à Verizon, pelo uso das suas patentes 5G.
Afinal de contas, vários dos standards da rede 5G, foram desenvolvidos tendo em conta o input da Huawei
E enquanto o seu portfolio de patentes 4G era e é bastante pequeno. O mesmo não se verifica nas redes 5G… Em boa verdade, a Huawei é a maior detentora de patentes SEP (Standard Essential Patentes), com um total de 1500.
Sendo seguida pela Nokia com 1400, Samsung com 1300, LG com 1300, ZTE com 1200, e finalmente a Qualcomm e Ericsson com 800 patentes cada.
Como a proibição imposta por Donald Trump, irá provocar uma queda nas receitas, a rondar os 30 mil milhões de dólares… A Huawei decidiu ir buscar este dinheiro a outro lado!
Em suma, apesar do hardware da Huawei estar banido dos Estados Unidos. Se alguma empresa tentar implementar esta rede de nova geração, vai ter obrigatoriamente de utilizar tecnologia desenvolvida pela Huawei.
Dito isto, no passado, a empresa não ligava muito a isto… Mas as coisas mudaram bastante no último mês. Por isso, se quiserem usar tecnologia Huawei, terá de haver um pagamento!
No entanto, o senado Norte Americano, já começou a trabalhar neste caso, com o Senador Marco Rubio a dizer:
- A #Huawei está a usar a tática de ‘patent trolls’ para atacar as empresas Norte Americanas, em retaliação à proibição imposta por Donald Trump. Nós não podemos permitir que o governo Chinês use o nosso próprio sistema legal, contra nós. (link)
Escusado será dizer, que a Huawei não tem a vida fácil nos Estados Unidos, mesmo que as empresas Norte Americanas utilizem a sua tecnologia, sem a sua permissão. O que acaba por ter piada, visto que a Huawei foi impedida de aceder a toda e qualquer tecnologia ‘Made in US’.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!