Será que a Intel aceitou a derrota? Quedas de preço a caminho! – Não é segredo, que os processadores AMD Ryzen, têm vindo a roubar quota de mercado à Intel. Mas seguramente, ninguém esperaria que a gigante azul dos micro-processadores, chegasse a este ponto, de ter de baixar os preços da gama Intel Core, para conseguir rivalizar com a AMD.
Afinal de contas, a Intel tem mais de uma década de domínio em cima! Altura, em que até remeteu a AMD para uma posição, em que quase teve de abrir falência! Então… Afinal o que se passou!?
Como deve saber, o processo de produção de 10nm da Intel, tem sido uma gigantesca pedra no sapato, para a empresa. Afinal, os primeiros processadores baseados nesta tecnologia, deveriam ter chegado ao mercado em 2016/2017.
Contudo, já estamos em 2019, e pelos vistos, apenas vamos ter os primeiros CPUs dignos desse nome, baseados no processo de 10nm, em 2020! (Isto, se não for adiado outra vez) Entretanto, a AMD decidiu apostar nos 7nm da TSMC, com uma arquitetura que não só é eficiente no consumo de energia e traz enormes ganhos de performance, como é também super barata de produzir.
Ora leia isto:
- Porquê é que a AMD é tão mais barata que a Intel?
- Porque é que a Intel está a ter dificuldades com a AMD?
Dito tudo isto, estará a Intel a admitir derrota, com uma diminuição dos preços? (-15%)
A Intel não tem nenhum lançamento de processadores focados no gaming/desempenho, para este ano. Por isso, vai ter de competir com a nova oferta da AMD, com a única coisa que pode fazer. Baixar os preços!
No entanto, não me parece que isto seja admitir derrota! A Intel tem gozado de muitos anos sem concorrência, e por isso, tem aproveitado para subir as margens de lucro, completamente ‘à vontadinha’.
Algo que os consumidores, na verdade, estão fartos! E é realmente
A Intel andou anos a aumentar os preços, ao mesmo tempo que reciclava a mesma arquitetura… Aliás, não é por acaso, que todas as vulnerabilidades encontradas nos últimos 6 meses, atingem especialmente a Intel.
A AMD tem vindo a corrigir as coisas a nível arquitetural… Porque no fundo, ao contrário da Intel, andam a mexer na arquitetura!
Claro que ainda é cedo, para saber como é que esta descida de preço se irá refletir no mercado. Afinal, os Ryzen 3000 ainda nem chegaram às lojas, por isso, não sabemos o sucesso que estes CPUs vão ter, e como irão afetar a rival.
Mas já pode ver os preços em Portugal, na PCDiga, aqui.
Entretanto, já apareceram vários benchmarks na Internet, que dão a vantagem à AMD, tanto a nível de performance, como de consumo de energia. (Já para não falar do preço)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!