Nokia voltou… Mas já está novamente em dificuldades? – A Nokia é uma das fabricantes de telemóveis, mais reconhecidas do Mundo! O seu domínio foi uma constante nos anos 90… E a sua queda, foi também uma das histórias mais contadas do mercado.
Se quiser saber mais, sobre os sucessos e falhanços da Nokia, leia o artigo:
Dito tudo isto, nos últimos anos, a marca que todos, ou quase todos conhecem, voltou à ribalta! Pela mão da HMD Global, e no início, até parecia que as coisas estavam a correr bem.
Contudo, muitos especialistas começam agora a mostrar alguma preocupação… Mas porquê? Afinal de contas, o que se passa com a Nokia?
Em boa verdade, os novos Nokia, apesar de serem bons smartphones, sempre chegaram ao mercado com alguns bugs um pouco incómodos. O que no início, vários utilizadores ‘desculpavam’, por ser uma empresa pequena e nova no mercado.
E como os bugs eram resolvidos, os consumidores esqueciam.
Mas infelizmente, as coisas não melhoraram… Muito pelo contrário.
É que a empresa continua a lançar novos aparelhos no mercado, com 22 smartphones para suportar. E pelos vistos, a HMD Global não cresceu o suficiente para arcar com estas responsabilidade.
Dito isto, apesar da Nokia ser bastante mais eficiente nas atualizações do Android, em comparação com outras rivais maiores. A verdade, é que as atualizações começaram agora a ser adiadas. Nomeadamente, a muito importante passagem para o Android Q.
Posteriormente, tivemos também muito recentemente, um problema de segurança. Em que vários smartphones Nokia, foram ‘apanhados’ a enviar informação sensível para servidores de terceiros.
Além de tudo isto, temos também o Nokia 9
Como deve saber, o Nokia 9 é o atual topo de gama da HMD Global, com o grande objetivo de representar tudo aquilo que a marca tem para oferecer no mercado Android. Afinal, este smartphone foi lançado, com o seu design arrojado, e 5 câmeras traseiras, para meter o nome Nokia no mercado a sério.
Para no fundo, meter os consumidores novamente a falar do produto desta empresa, e claro, para tentar entrar no mercado ‘Premium’
No entanto, mesmo depois de ter sido adiado em 2018, o Nokia 9 continua a ser um telemóvel, incompleto. Apesar do seu potencial, existem bugs um pouco por todo o lado, especialmente nas câmeras, que no fundo, deveriam ser o ponto mais forte do smartphone.
Se for ler ou ver algumas reviews, as conclusões são sempre mais ou menos as mesmas… “Não compre, ou pelo menos espere pela próxima atualização.”
Portanto, o smartphone que deveria ter posto a Nokia no mapa… Fez exatamente o percurso inverso!
A Nokia (HMD Global), focou-se no lançamento de vários aparelhos, em vez de trabalhar nos problemas de software… Algo que começou agora a ter impacto nas vendas
Então, como podemos ver no gráfico, depois de um começo brutal, parece que a empresa entrou numa fase de estagnação.
Claro que vender quase 20 milhões de smartphones no mercado, quando se entra na corrida apenas em 2017, não é mau… Mas por outro lado, se uma empresa com apenas dois anos já estagnou, algo se passa.
É verdade que a Nokia entrou recentemente nos Estados Unidos, o que vai inegavelmente ajudar nas vendas. Mas entretanto, na Europa, a marca começou a perder quota de mercado.
Os empregados já vieram a público dizer que as coisas não estão bem dentro da HMD Global!
No site ‘Glassdoor.com‘, onde os empregados de várias empresas, fazem análise ao seu percurso, dando uma classificação. A HMD Global tem uma terrível classificação, com vários membros do staff a apontarem o dedo para a gestão.
Com muitos a afirmarem que a empresa está agora sob um stress tremendo.
Em suma, todo o mercado de smartphones está neste momento em dificuldades, com os consumidores a optarem por aguentarem os seus aparelhos durante mais algum tempo, em vez de comprarem novos. É algo que está a afetar a Apple e até a Samsung, que com o Galaxy S10, voltou à ribalta.
Por isso, nada disto quer dizer que a Nokia vai desaparecer outra vez…
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!