O LIDL quer espiar os clientes com um robô de cozinha?

Muitos utilizadores ficaram assustados quando descobriram através das notícias que o robô de cozinha do LIDL, que custa cerca de 359 Euros, vem com um microfone que pode ser usado para espiar quem o comprar. De facto não é algo muito normal termos um robô de cozinha com um microfone. No entanto, até existe uma boa explicação. Já lá vamos.

O LIDL quer espiar os clientes com um robô de cozinha?

Tudo começou com uma notícia avançada pelo site Numerama. O site refere que dois utilizadores franceses queriam brincar com o ecrã do robô de cozinha e como tal desmontaram este equipamento. No entanto, ficaram surpresos quando neste processo detetaram a presença de um microfone.

O site refere não existe no manual ou no equipamento qualquer referência a este microfone. Para além disso, não existe justificação aparente para a sua presença. Contactada pela agência noticiosa France Press, o LIDL afirmou ter conhecimento deste microfone, mas que não está ativado e nem pode ser ativado remotamente.

Ainda assim isto não significa que ele não pode ser utilizado com bons propósitos. 

Este robô de cozinha é produzido na China e distribuído pelo LIDL sob a marca Silvercrest. O facto de ter um microfone é bastante simples. Nos próximos seis meses, ou dois anos, é possível que o LIDL faça um upgrade à máquina e coloque comandos de voz. Se isto acontecer será com o conhecimento do cliente e ele terá a oportunidade de ativar, ou não, esta funcionalidade. Isto é inclusivamente o que o LIDL explicou à agência noticiosa.

espiar

Compreendo o facto das pessoas ficarem alarmadas numa altura em que somos escutados em quase todo o lado. De facto, os nossos smartphones sabem mais sobre nós, do que amigos ou família. Ainda assim, nem tudo é por maus motivos. No caso deste robô de cozinha é fácil percebemos a inclusão do microfone. É o que acontece com os assistentes pessoais da Google ou da Amazon em forma de coluna.

Uma coisa é certa. O robô de cozinha do LIDL, Monsieur Cuisine Connect, por 359 Euros é muito mais barato que os concorrentes mais diretos. Quando foi colocado à venda em França, no dia 3 de Junho, desapareceu nas primeiras horas .

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também