APUs Ryzen 3000? Sim! Também estão a caminho do mercado! – Ainda se lembra dos APUs lançados em 2018, que combinavam núcleos de processamento Zen+, com uma placa gráfica Integrada baseada na arquitetura Vega? Era no fundo, uma oferta brutal, que com um preço extremamente baixo, conseguia oferecer um poder de processamento brutal, tanto em workloads como em jogos.
Afinal de contas, com estes chips, poderia jogar qualquer jogo e-sports em 1080p, sem qualquer problema!
Pois bem, a AMD sabe que esta linha de produtos foi um autêntico sucesso, e por isso, vai voltar a apostar em novos APUs! No entanto, apesar de fazerem parte da família Ryzen 3000, existem algumas diferenças importantes.
Portanto, no fim da lista de novos lançamentos, encontramos os APUs Ryzen 3 3200G e Ryzen 5 3400G.
No entanto, estes dois chips são baseados no processo de 12nm! Utilizando a arquitetura Zen+ do ano passado, em vez da inovadora Zen 2 de 7nm.
Ainda assim, vamos ter algumas melhorias no processamento gráfico, com frequências mais altas, nos núcleos Vega.
Assim, o Ryzen 3200G é um processador com 4 núcleos e 4 threads, e ainda 8 NGCUs no iGPU, que no fundo, equivalem a 512 processadores stream. Quanto às grandes diferenças, temos mais 300MHz no processador, sendo agora capaz de atingir os 4.0GHz de ‘Boost’. Isto, enquanto o iGPU chega agora aos 1250MHz (+150MHz).
Posteriormente, temos o Ryzen 3400G, que traz consigo 4 núcleos e 8 threads, bem como 11 NGCUs no iGPU (704 processadores Stream). Este chip consegue chegar aos 4.2GHz, nos núcleos CPU e 1400MHz no iGPU. (A AMD vai oferecer um cooler mais apetrechado para esta versão).
Quanto aos preços, estamos a olhar para 99$ para o 3200G e 149$ para o 3400G, com disponibilidade já a partir de Julho.
Em suma, dois excelentes produtos, para as builds mais modestas! Mas, gostaria de ter visto APUs baseados nas novas arquiteturas Zen 2 e Navi… Talvez no próximo ano?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!