As câmaras integradas no ecrã são a próxima grande novidade! É verdade que elas até já estão presentes nos painéis através dos furos. No entanto, a ideia da OPPO e de outros fabricantes é muito mais à frente. Entretanto, depois de termos visto um protótipo em funcionamento, eis que agora surgem as explicações acerca desta tecnologia.
OPPO mostra vídeo com câmara para selfies integrada no ecrã!
As informações surgem de um engenheiro da equipa de investigação e desenvolvimento da OPPO e revelam as novidades acerca desta tecnologia de última geração.
For those seeking the perfect, notchless smartphone screen experience – prepare to be amazed. 📲
You are taking a very first look at our under-display selfie camera technology. RT! 🤯 pic.twitter.com/FrqB6RiJaY
— OPPO (@oppo) 3 de junho de 2019
Assim, segundo este engenheiro que trabalha para a OPPO, este sistema começou a ser estudado em 2017. No entanto a tecnologia ainda não estava suficientemente avançada para que fosse tornado pública.
Lembramos que a obsessão do mercado por uma experiência de ecrã total começou em 2016. Nessa altura a Xiaomi lançou o Xiaomi Mi Mix. Desde aí e até agora foram surgindo diversas apostas no mercado, desde as monocelhas mais largas até às que têm a forma de gota de água. As câmaras pop-up são outra das alternativas. No entanto nada parece ser tão eficaz, ou pelo menos tão interessante, como esta nova tecnologia.
O engenheiro da OPPO revela que o maior desafio na implementação desta tecnologia é que ninguém ainda o conseguiu fazer. Ele compara o seu desenvolvimento a atravessar um rio apenas sentindo as pedras que estão no fundo. É que de facto há inúmeras dificuldades associadas a integrar esta tecnologia num smartphone comercial.
A câmara dentro do ecrã tem de trabalhar com outro hardware e sem quaisquer falhas.
Para este efeito são necessários diversos algoritmos para aperfeiçoar a experiência de utilização. No entanto, se for implementada corretamente, dará origem a uma experiência como nenhuma outra até à data.
Um aspecto interessante é que conforme refere o engenheiro da OPPO este sistema não acrescenta qualquer peso.
A Xiaomi também está a preparar um sistema semelhante.
O responsável pela gestão de produtos da Xiaomi, Donovan Sung, mostrou recentemente ao mundo um protótipo do Xiaomi Mi 9, que apresenta uma câmara para selfies integrada no ecrã. O protótipo está presente num vídeo que foi colocado no Twitter. Na prática, disponibiliza uma comparação lado a lado do dispositivo e o que parece ser um Xiaomi Mi 9 standard.
Assim, os dois smartphones parecem quase idênticos. No entanto, o protótipo sem monocelha inclui apenas o contorno de uma câmera integrada no ecrã e destacada na imagem acima. No vídeo, uma pessoa desbloqueia os dois smartphones e abre a mesma app em ambos – indicando que são funcionalmente iguais – antes de abrir a app da câmara do Mi 9 no protótipo do dispositivo e tirar uma selfie.
Another video from #Xiaomi President Bin Lin, showing off a very exciting phone prototype… ❤️❤️
Here’s our #Mi9 with under-display camera, full-screen display and great selfie experience. No holes, no pop-ups, no notch… What does everyone think? 😎#InnovationForEveryone pic.twitter.com/t0rDoe5Pp3
— Donovan Sung (@donovansung) 3 de junho de 2019
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!