Já não é segredo que a Huawei está a desenvolver o seu próprio sistema operativo. Pode-se chamar HongMeng OS na China e Ark OS (ou outro nome) a nível global. De facto, este sistema operativo já passou pelas certificações necessárias na China e também na Europa. No entanto estes pedidos de certificação não abordam apenas o nome. É que o pedido de patente do novo sistema operativo da Huawei também veio acompanhado de algumas capturas de ecrã.
De facto, as imagens que podemos ver abaixo revelam o novo sistema operativo da Huawei muito semelhante ao atual Android com a interface EMUI por cima.
Um aspeto interessante é que um deles tem a frase Android Green Alliance.
Isto sugere que este sistema operativo será compatível com apps Android. Este Android Green Alliance surge de uma união entre a Huawei, Alibaba, Tencent e a Netease.
O objetivo passa pela criação de um ecossistema seguro e confiável de aplicações.
Entretanto e já que falamos do sistema da Huawei, um responsável revelou que este SO será compatível e transversal a smartphones, computadores, tablets, tv, wearables e muito mais.
Mas afinal qual é o nome?
Primeiro tinhamos falado de HongMeng OS que ganhou muito força nos tempos iniciais. Depois o nome global deste sistema operativo passou a ser Ark OS. Agora parece que a versão internacional do novo SO da Huawei terá outro nome. Será exatamente Oak OS como foi revelado pelo site Globaltimes.
Se a fonte que passou as informações ao Globaltimes estiver correcta, então o agora denominado Oak OS já está a ser testado de forma intensiva. Assim, o lançamento deverá ocorrer entre Agosto e Setembro. Esta será a altura em que os 90 dias dados por Trump chegam ao fim.
Os Estados Unidos têm estado a colocar na lista negra diversas empresas chinesas ao longo dos últimos meses. Apesar de poder afetar estes fabricantes a curto prazo, a longo prazo será mau para todos. De facto, a Google até já avisou o governo norte-americano para os potenciais desafios ao nível de segurança caso a Huawei seja banida.
Em simultâneo, a Google também já veio a público afirmar que se a Huawei tiver de lançar o seu próprio sistema operativo baseado em Android, será menos seguro que a versão da Google.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!