Apesar da enorme popularidade que recebeu desde o inÃcio, o modo Privado ou Incógnito que está presente nos browsers modernos, não é tão seguro como deveria. Na maioria dos casos faz pouco mais do que prevenir que as páginas que visitamos fiquem no histórico, para além de não armazenar cookies e passwords. Claro que existem algumas excepções. Por exemplo, no Firefox, o modo de navegação privada também impede que sejamos seguidos. No entanto, a maioria das pessoas tende a ignorar todas as potencialidades que este modo pode oferecer.
Modo de super privacidade para o Firefox pode ser um “game-changer”!
Para tornar tudo ainda mais seguro, o Firefox está a planear lançar um modo de Super Navegação Privada que poderá tornar os utilizadores totalmente anónimos. Ou pelo menos, o mais anónimos que podemos ficar quando utilizamos um browser “normal”.
Esta notÃcia chega através do site PC Gamer que descobriu uma informação importante num programa de emprego da Mozilla. AÃ, a Mozilla quer oferecer compensações monetárias a quem responder a uma ou mais das 12 questões relacionadas com o futuro do Firefox e da navegação.
É na décima segunda questão que fala da privacidade e da segurança para o Firefox que a Mozilla menciona em primeiro lugar o interesse em disponibilizar o modo de super privacidade para os utilizadores.
Este modo, segundo a Mozilla, iria integrar o Tor no Firefox para bloquear diversas formas de nos seguirem. No entanto, esta empresa reconhece que fazê-lo não seria simples.
Na realidade integrar este sistema no browser pode ser uma verdadeira complicação. É que existem muitas questões para responder. Talvez uma das principais seja mesmo a velocidade!
É que um dos downsides do Tor é que todo o roteamento tem um elevado impacto no desempenho.
É para isto que a Mozilla vai ter de olhar para verificar se esta implementação será possÃvel ou não. É que se o desempenho for realmente muito baixo os utilizadores vão ficar as costas a esta função.
O que acham disto? Contem-nos tudo nos comentários!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!