A Google anunciou ontem muitas novidades fresquinhas. As mais marcantes foram sem dúvida o novo Pixel 3a e também o Android Q. A propósito disto podem ler aqui as principais novidades que o novo sistema operativo vai trazer. Entretanto, foram também apresentadas aos programadores várias APIs e outras melhorias relacionadas com o software. Um bom exemplo disso, é o CameraX. Esta nova API tem como objetivo melhorar as aplicações de câmara no Android. Para além disso, funciona com a grande maioria dos dispositivos Android e é fácil de implementar. Mais importante do que isso é a compatibilidade com todos os dispositivos acima da versão 5 e superior.
CameraX: muitas novidades para os programadores
Dito isto, os programadores podem programar com facilidade as novas aplicações de câmara, ao utilizarem as novas extensões CameraX e os add-ons opcionais. De facto, não será muito complicado melhorar a experiência de câmara fornecida pela aplicação que vem pré-instalada no dispositivo. Assim, apenas são necessárias poucas linhas de código para adicionar funções à câmara nativa.
Algo que foi reforçado é que se trata de uma API muito simples de usar e que vai reduzir significativamente o código utilizado em aplicações de câmara de terceiros. Ou seja, menos tempo a programar e resultados mais rápidos. Entretanto e para dar uma ajuda a Google criou um test lab para avaliar as melhorias em todos os sistemas operativos ao nível da câmara desde a versão 5.0.
Assim, o gigante dos motores de busca criou um cenário onde é possível monitorizar com facilidade o comportamento da câmara.
A nova API está ainda na fase Alpha e a Google recomenda que não deve ser utilizada em ambientes de produção. Ou seja, para já, apenas para testes.
De facto, o CameraX vai beneficiar os programadores que criam apps relacionadas com a câmara para o sistema operativo Android. Ao mesmo tempo vão garantir maior compatibilidade com sistemas mais antigos, o que é sempre uma boa notícia para quem não tem muita vontade de trocar de smartphone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!