A linha de comando do Windows não tem tido grandes alterações ao longo da sua existência. Um dos motivos principais é porque nunca foi realmente necessário. De facto e apesar de não ser a funcionalidade mais atrativa do sistema operativo, é funcional e está de acordo com as necessidades dos utilizadores avançados. No entanto, a Microsoft quer deitar-lhe as mãos e fazer algumas alterações. Na conferência anual Build, o gigante de Redmond anunciou que o Windows 10 vai receber em breve o Windows Terminal.
Nova linha de comando aposta nas funcionalidades
O Windows Terminal vai ser uma linha de comando modernizada que inclui as funcionalidades de PowerShell e linha de comando. Ou seja, aparentemente a linha de comando antiga não vai desaparecer do Windows. O sistema operativo vai ter é uma alternativa mais poderosa para quem a quiser usar.
Mas afinal para que é que necessitamos dela?Â
A Microsoft promete que o novo Windows Terminal vai ter muitas melhorias. A maior é sem dúvida a funcionalidade de multi-separadores. Dito isto, o terminal vai permitir abrir diversos separadores na aplicação, sendo que cada uma pode estar a utilizar comandos diferentes.
Para além disso, o Terminal suporta ainda a renderização de texto acelerada pela placa gráfica. Isto torna possÃvel a utilização de Ãcones e emojis. Para além disso, vamos poder mudar o tema, a cor, o estilo da fonte e até o fundo.
Apesar de ainda não ter chegado ao Windows já é possÃvel testarmos o novo terminal. Esta ferramenta é totalmente open-source e como tal podemos descarregarmos e corrermos sem problemas. Está disponÃvel aqui.
Entretanto se quiserem esperar, as versões iniciais do Terminal vão começar a chegar automaticamente à Windows Store no verão.
Se, de facto, esta nova app for implementada sem retirar a antiga linha de comando é semdúvida uma mais valia. Dá poder de escolha, garantindo mais funcionalidades para quem realmente necessitar.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!