Ao contrário do que parece o mercado de smartphones não está propriamente a ter um grande boom. Esta situação é ainda mais evidente na China. No entanto, apesar disto, os novos dados da Canalys mostram que o crescimento da Huawei está imparável. Na realidade, até podemos dizer que a Huawei salvou o mercado chinês de smartphones
Entre janeiro e março de 2019, os fabricantes de smartphones conseguiram enviar um total de 88 milhões de dispositivos para distribuição na China. Este número caiu 3% em relação ao ano anterior. É que em 2018 foram enviados para distribuição 90,7 milhões de unidades no mesmo perÃodo. No entanto, o declÃnio relativamente pequeno sugere que a pior fase pode ter passado.
Desde o segundo trimestre de 2017, o mercado chinês de smartphones continua a apresentar um crescimento negativo. Mais recentemente, no primeiro e quarto trimestres de 2018, os envios diminuÃram consideravelmente entre 21% e 14%, respectivamente.
Em relação ao desempenho de fabricantes individuais de smartphones, a Huawei foi a única grande marca a crescer neste perÃodo. Na verdade, se o crescimento da Huawei fosse retirado da equação, o mercado de smartphones chinês teria caÃdo em 12,5%.
Huawei disparou e as vendas da Apple caÃram a pique na China no último trimestre
Ao longo do primeiro trimestre de 2019, os dados recolhidos pela Canalys sugerem que a Huawei vendeu 29,9 milhões de smartphones. Este número representa um aumento de 41% em relação aos 21,2 milhões de dispositivos enviados um ano antes e ajudou a elevar a participação de mercado da empresa para um recorde de 34%, um aumento de quase 10% em apenas um ano.
No que diz respeito ao desempenho impressionante, a Canalys refere que a Huawei fez grandes investimentos em novos locais fÃsicos, renovando os locais antigos e expandindo a gama de dispositivos e acessórios para gerar mais interesse.
Ao mesmo tempo, a Apple passou pelo pior declÃnio de vendas em mais de 2 anos
De facto, no extremo oposto, está a Apple. O gigante de Cupertino, que é a quinta maior marca da China, vendeu apenas 6,5 milhões de iPhones. Isto durante o perÃodo de três meses. Conquistou uma participação de mercado de 7,4%.
Doze meses antes, a empresa tinha 10,2% do mercado chinês de smartphones. Conseguiu vender 9,3 milhões de iPhones. Comparando os dois resultados, os números traduzem-se num declÃnio ano-a-ano de 30%, o que é, na verdade, o pior resultado da Apple em mais de dois anos. No entanto, a Apple diz que as coisas estão a ficar melhores.
Durante a conferência de resultados trimestrais da Apple, o CEO Tim Cook revelou que os clientes chineses reagiram positivamente aos recentes cortes nos preços.
Aparentemente, as vendas do iPhone começaram finalmente a ganhar força durante as últimas semanas do trimestre de março, algo que deve continuar no segundo trimestre do ano.
Entretanto, no meio da Huawei e da Apple estão fabricantes como a Xiaomi, Vivo e Oppo.
A Xiaomi passou a maior parte do primeiro trimestre a diversificar o seu portfólio de dispositivos e a transformar a Redmi numa marca independente que vai competir com a Honor no segmento de baixo custo. No geral, esses esforços foram bem-sucedidos. A empresa registou um bom crescimento em relação ao trimestre anterior. No entanto, as mudanças não foram suficientes para evitar um declÃnio ano-a-ano de 13%.
A Vivo e a Oppo, por outro lado, tiveram pequenas quedas de 4% e 2%, respectivamente.
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