Sensor ultra sónico do Galaxy S10 já foi enganado… E então!?

Um dos focos da indústria de smartphones, tem sido a segurança! E aqui podemos incluir, a implementação dos mais variados tipos de leitores biométricos… Nomeadamente, o sensor de impressão digital, que sem dúvida, é uma das funcionalidades com mais sucesso dos últimos anos.

No entanto, apesar do avanço da tecnologia, parece que existe sempre uma maneira de a enganar! Aliás, nem o super avançado leitor super sónico do Galaxy S10, se livra de alguns enganos.



Galaxy S10

Um utilizador chegou à conclusão, que é possível enganar o sensor de impressão digital do seu Galaxy S10, com uma impressão 3D do seu dedo

Portanto, numa publicação na plataforma de imagens Imgur, o utilizador ‘darkshark’ explicou o seu projeto.

I attempted to fool the new Samsung Galaxy S10’s ultrasonic fingerprint scanner by using 3d printing. I succeeded.

Primeiramente, tirou uma foto da sua impressão digital, posteriormente processou-a no Photoshop. E por fim, criou um modelo 3D utilizando a ferramenta 3ds Max. O que no fundo, permitiu replicar a profundidade das linhas da sua impressão digital real.

Assim, depois de uma impressão de 13 minutos (e de três tentativas falhadas), o utilizador foi capaz de imprimir uma versão da sua impressão digital, capaz de enganar o sensor do seu Galaxy S10.

Mas não se deixe enganar… O Sensor de impressão digital que equipa os novos Galaxy S10, é mesmo mais seguro!

Galaxy S10 impressão digital, ultra-sónico do Galaxy

Como referimos em cima, o novo sensor é ultra sónico, em vez de capacitativo, como antigamente. Sendo assim, bastante mais seguro… Afinal de contas, o utilizador do telefone precisou de 4 tentativas para conseguir criar uma impressão digital capaz de enganar o telemóvel.

Ainda assim, o utilizador mostrou algum receio, dizendo que qualquer pessoa com a capacidade de tirar uma fotografia, com acesso a software de edição e uma impressora 3D, irá ser capaz de replicar o processo.

Afirmando ainda, que cada vez mais aplicações de pagamento, de bancos, utilizam a impressão digital do utilizador, como método de autenticação.

Pois bem, esta não foi a primeira vez que um telemóvel foi enganado com uma impressão digital falsa

Mas também sou muito sincero, prefiro que um ladrão me tire uma fotografia aos dedos, e vá tentar imprimir uma réplica da minha impressão digital em casa. Do que me roube a carteira… E me ameace com uma faca de forma a conseguir o pin de 4 dígitos do cartão multibanco.

Epá, os tempos mudaram mesmo!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também