Apple quer fugir do Hardware para se concentrar nos serviços! – O CEO da Apple, Tim Cook, subiu hoje ao palco para anunciar que a sua empresa irá mudar bastante a sua estratégia de mercado!
Com as vendas do iPhone a estagnar… Eis que chegou a hora de mudar!
No fundo, acaba por ser chocante, que a muito popular Apple mude assim de estratégia do nada, devido às vendas aquém do esperado do iPhone.
Afinal de contas, as vendas dos smartphones iPhone, baixaram cerca de 15%, no último trimestre de 2018. Isto apesar da empresa ter feito 61.1 mil milhões de dólares em vendas no último trimestre de 2017.
Claro que uma queda de 15% na Apple, irá ser uma queda gigantesca, quando estamos a falar de tantos mil milhões de dólares.
Contudo, temos que salientar uma coisa… O problema reside nas vendas do iPhone! Dito isto, uma empresa do tamanho da Apple, não pode encostar-se a apenas um produto
A Apple não está habituada a dizer aos seus investidores, que o crescimento está a ficar mais lento. E enquanto é sem qualquer dúvida, uma das maiores empresa de sempre, os líderes da empresa outrora encabeçada por Steve Jobs, percebeu que o fim estava à vista, e que por isso, era preciso fazer algo para mudar.
A Apple quer mudar o seu foco para os serviços!
A mensagem de Tim Cook é bastante simples, a Apple tem de ser tornar uma gigante dos serviços. O que acaba por ser estranho, visto ser uma empresa gigantesca, que sempre teve um foco enorme, na produção de hardware… Mas que em boa verdade, não é surpreendente.
A Apple não é estranha ao mercado de serviços, afinal, já encontrámos nas fileiras da empresa, o AppleCare, Apple Music e iCloud.
Aliás, a empresa fez 37 mil milhões de dólares, só nos seus serviços em 2018… E a ideia agora, é aumentar mais 50%.
Hoje em dia, os utilizadores já não mudam de aparelho todos os anos! Muitas das vezes, nem de 2 em 2 anos… Por isso, aquilo em que a Apple é realmente boa, começa a não ser suficiente. Visto que os utilizadores ficam com os seus iPhones, iPads e Macs mais tempo do que seria suposto.
É aqui que entram o serviços!
Um serviço é normalmente uma subscrição, paga de forma mensal, trimestral ou anual. O dinheiro está sempre a entrar, e as margens são excelentes.
E é por isso, que hoje a Apple lançou vários novos serviços, como o Apple TV+, ou o Apple Arcade.
Em suma, é óbvio que a Apple não irá abandonar o hardware! Não faria qualquer sentido abandonar aquilo que sempre foi o ‘core’ da empresa. Contudo, começa a ser óbvio, que as coisas vão mesmo mudar.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!