A Microsoft está a ‘reconstruir’ o seu browser Edge, tendo como base o Chromium. Aliás, a gigantes empresa, responsável pelo sistema operativo Windows, já está a testar algumas versões deste software internamente, e já começa a pensar num lançamento a nível global.
Pois bem, enquanto nos ‘leaks’ anteriores, o novo Edge, era muito similar ao Google Chrome… Parece que a Microsoft percebeu a dica, e começou a mudar o design e a implementar os seus próprios ‘toques’.
Portanto, a nova interface é agora, no fundo uma mistura entre o Chrome e o Edge!
É visível que a Microsoft tentou implementar os seus próprios toques no browser. No entanto, ainda faltam várias funcionalidades tradicionais do Edge atual.
A nova versão do Microsoft Edge suporte extensões do Google Chrome!
Aparentemente, a Microsoft também quer uma fatia do bolo, que é o mundo das extensões para os browsers. Afinal de contas, agora existe uma página dedicada para isto mesmo, com acesso às extensões aprovadas pela Microsoft.
Contudo, também existe a possibilidade de instalar extensões da loja do Google Chrome, ao carregar num simples botão, nas definições. E muito curiosamente, tudo parece funcionar como deveria.
Portanto, para aquilo que é no fundo, uma versão beta… O Microsoft Edge, baseado no Chromium, parece bastante polido e eficiente!
É extremamente rápido a iniciar, e a navegar na Web. Por isso, se a Microsoft continuar a trabalhar afincadamente neste projeto, e continuar a otimizar o Edge no futuro…
É possível que estejamos prestes a presenciar o fim do Google Chrome!?
Ao fim ao cabo, ainda é cedo para saber o impacto que este Edge vai ter, e também temos de ter em conta, que o Google Chrome já tem vários anos de domínio de mercado em cima!
No entanto, tudo isto faz-me lembrar o caso do Firefox, que antes da chegada avassaladora do Chrome, era o browser escolhido pelos entusiastas e techies… Mas que facilmente, acabou por dar o lugar ao browser da Google!
Dito isto, ainda não sabemos quando é que a Microsoft está a contar lançar o seu novo Edge. Mas tendo em conta o resultado dos mais recentes testes, não deverá tardar.
O que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!