66% dos Antivírus Android Android não fazem absolutamente nada! – Pessoalmente, não aconselho o uso de antivírus em sistemas operativos móveis. Primeiramente, porque se tiver cuidado por onde navega, ou que aplicações instala, não irá ter qualquer problema.
E posteriormente, porque a maioria dos antivírus Android disponíveis, são uma autêntica inutilidade! Que apenas metam o telemóvel mais lento, e não protegem nada o seu dispositivo
Pois bem, 250 aplicações deste tipo, foram testadas. E muito curiosamente, apenas 80 conseguiram bloquear mais de 30% do malware utilizado. Aliás, grande parte das aplicações, nem sequer tinham funcionalidades de antivírus, apesar de serem vendidas como tal.
A empresa responsável por este estudo, foi a AV-Comparatives, que faz do seu dia a dia, a classificação de programas de antivírus, tendo em conta a sua eficácia, contra as ameaças presentes na web.
Desta vez, a AV-C, decidiu fazer investigar as muitas aplicações de segurança existentes da Google Play Store! Testando cada uma delas, com cerca de 2000 dos ‘malware’ mais comuns no sistema operativo Android.
Apesar dos testes terem sido automatizados, foram usados telemóveis reais, em vez de emuladores.
Apesar da maioria dos programas serem inúteis, a maioria das aplicações ‘Reais’, conseguiram detetar 100% dos vírus. Aliás, 50 aplicações até conseguiram uma classificação acima dos 90%.
Algumas aplicações, que mostram uma barra de carregamento ‘Scanning’, nem sequer vão ver o que há na memória do telemóvel. Aliás, algumas aplicações, até se detetam a si mesmo, como uma aplicação de risco elevado... Devido a incompetência dos programadores se esqueceram de meter o seu nome na lista de apps permitidas.
Inegavelmente, é preciso ter cuidado! Afinal de contas, por vezes é complicado determinar que aplicações são falsas… Devido à compra de classificações positivas pelos programadores
Se realmente quer um antivírus de qualidade, no seu telemóvel Android, opte por uma destas empresas:
- Avast,
- AVG,
- Avira,
- Bitdefender,
- BullGuard,
- Emsisoft,
- ESET,
- F-Secure,
- Kaspersky Lab,
- McAfee,
- Sophos,
- STOPzilla,
- Symantec,
- Malwarebytes,
- CheckPoint
Ainda assim, o que é realmente preocupante, é a quantidade de aplicações, muitas vezes pagas, que não fazem absolutamente nada… Na plataforma da Google! Sem que esta faça algo para parar esta tendência.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!