A guerra dos smartphones dobráveis já começou. A Samsung revelou o Galaxy Fold alguns dias antes do MWC 2019, enquanto a Huawei aproveitou este evento para apresentar ao mundo o Mate X. Embora os dois se dobrem, as abordagens são diferentes. Mas afinal qual é a melhor?
Galaxy Fold ou Huawei Mate X: Tudo depende da perspectiva e do lado da barricada em que está.Â
A Huawei tinha afirmado recentemente que o seu design era superior ao da Samsung. Agora, o vice-presidente executivo da unidade de investigação e desenvolvimento da Samsung, Eui-suk Chung, afirmou que o design do Galaxy Fold tem muitas vantagens comparativamente ao Mate X. De facto, este responsável afirmou ao jornal Australian Financial Review que o design é o mais intuitivo de todos os testados por esta empresa.
Galaxy Fold ou Huawei Mate X: Dobrar para dentro ou para fora? O que é melhor?Â
“Abre-o como um livro. Fecha-o como um livro. É muito mais natural do que o fazer ao contrário. Foi por isso que optámos por esse design, embora apresente um desafio técnico superior”. Em suma, nas palavras deste responsável, é mais difÃcil produzir a aposta da Samsung.
Entretanto, o vice-presidente revelou muita sinceridade durante a entrevista. Ele afirmou que o Galaxy Fold não fecha de forma perfeita. Isto significa que o ecrã em modo tablet pode acabar por ficar danificado. De facto, tem-se falado de alguns problemas que a Samsung deve resolver até ao lançamento. Por outro lado, o Mate X ao dobrar para fora pode levar a mais erros por parte do utilizador. Poderá ligar-se para alguém por acidente.
Chung também afirmou que caso o Mate X caia ao chão, poderá sofrer mais danos que o Galaxy Fold. É que o ecrã está do lado de fora e é ele que vai bater no chão.Â
Isto de facto parece ser uma vantagem para o Galaxy Fold. Para além disso, uma pessoa sente-se muito mais segura com um ecrã principal protegido do que desprotegido. Ainda assim, a Huawei deve ter pensado nisto e deverá ter protegido o ecrã.
O representante da Samsung referiu que o design do Galaxy Fold também contribui para uma maior autonomia.
Pelo facto da aposta da Samsung ter um pequeno ecrã do lado de fora, nem sempre é necessário ativar o ecrã principal.
Isto é sem dúvida um argumento. No entanto, os dobráveis utilizam um ecrã OLED. Assim é possÃvel dar apenas vida a uma parte do painel, não havendo a necessidade de o utilizar todo. Deste modo, a poupança de energia (quer se dobre para dentro ou para fora) não será assim tão diferente.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!