Qualcomm 5G PowerSave: A salvação dos smartphones com 5G

Uma das maiores preocupações em relação ao 5G é o impacto na duração da bateria. Isto não é difícil de perceber. É que os novos equipamentos que estão a chegar ao mercado, utilizam modems de primeira geração. Assim, inicialmente, a bateria pode sofrer um pouco. Para dar resposta a este problema, a Qualcomm desenvolveu a tecnologia 5G PowerSave.

5G PowerSave: funcionalidades standard e exclusivas combinadas

Segundo a Qualcomm, o 5G PowerSave é uma combinação de funcionalidades padrão do 3GPP, bem como de “várias técnicas e funcionalidades exclusivas”. Infelizmente o presidente da Qualcomm não revelou que tecnologias eram estas. No entanto será uma nova abordagem ao nível da eficiência de energia.

Importa salientar que esta tecnologia é suportada por todos os smartphones que utilizam o emparelhamento do modem X50 5G com o chipset Snapdragon 855. Para além disso também será suportado em dispositivos que utilizam o novo modem X55 5G.

Amon também afirmou que os consumidores podem esperar grandes melhorias ao nível de autonomia entre dispositivos com 5G PowerSave e dispositivos sem esta funcionalidade.

No entanto, a Qualcomm não falou apenas de smartphones no MWC 2019. Dito isto, os portáteis também estiveram na ordem do dia. Assim, a empresa revelou o primeiro componente de PC 5G do mercado, a plataforma Qualcomm Snapdragon 8cx 5G.

Como o nome sugere, o chipset combina o chipset Snapdragon 8xc de 7nm, lançado em dezembro em Maui, com um modem 5G. Entretanto, a plataforma utiliza o recém-anunciado modem Snapdragon X55 5G que foi revelado pouco antes do evento em Barcelona. Quando combinados, estamos perante uma plataforma que disponibiliza um desempenho muito melhor em termos de portáteis comparativamente às soluções Windows on ARM de primeira e segunda geração.

A inclusão do X55, em vez do X50 encontrado nos recém-anunciados smartphones 5G, significa que a plataforma Qualcomm Snapdragon 8cx 5G possui velocidades de pico de download de 2,5 Gbps em redes 4G e até 7 Gbps em redes 5G. O modem também suporta redes 5G Standalone e Non-Standalone. Na prática isto quer dizer que esta tecnologia está totalmente preparada para o que o futuro nos trouxer.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também