Intel pode estar a sofrer, mas a aposta nas memórias continua forte! – Caso não saiba, a memória MRAM é uma nova tecnologia que oferece retenção de dados, sem qualquer energia no sistema! Além disso, oferece ainda mais velocidade e durabilidade.
E pelos vistos, a Intel está prestes a conseguir produzi-la em grandes quantidades, com excelentes yields
Portanto, os tipos de memória como a DRAM podem vir a ser substituÃdos num futuro muito próximo, por esta nova tecnologia! A confirmação vem da própria Intel, que falou desta inovadora tecnologia na Solid-State Circuits Conference.
Mas vamos explicar mais um pouco como é que a MRAM funciona
Ao contrário da DRAM utilizada nos computadores tradicionais, como a memória RAM que tem instalada no seu PC do dia a dia. A MRAM é uma memória não volátil, ou seja, consegue reter toda a informação em memória, mesmo sem qualquer corrente a passar nos seus circuitos. (A memória RAM normal do seu PC é volátil, ou seja, assim que desliga o PC, toda a informação que estava em memória é perdida imediatamente.)
Contudo, parece que o grande intuito desta tecnologia, nem são os PCs que usamos no nosso dia a dia. (Apesar desta tecnologia poder vir a substituir a atual memória NAND flash e DRAM.)
A memória MRAM tem um grande potencial, para substituir a memória flash e SRAM!
Um tipo de memória, que é usada em milhões de aparelhos por esse mundo fora. Como produtos IoT, que aparecem agora em todo o lado, com micro controladores, que utilizam um qualquer tipo de memória flash para funcionar.
Portanto, a velocidade, eficiência e rentabilidade destes produtos poderá subir em flecha, com esta nova memória.
Os analistas indicam que a Intel já se encontra a produzir MRAM com yields maiores que 99.9%. (Processo de 22nm). E que curiosamente, até já começou a fornecer alguns clientes com amostras. Ainda assim, ainda devemos ter de esperar mais um ou dois anos, até que os primeiros produtos comerciais com memória MRAM cheguem ao mercado.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!