Caso não saiba, as apps desenvolvidas (ou compradas) pela Google e Facebook andam a dominar o mercado mobile há vários anos, estando sempre bem presentes no top 15 de várias regiões do globo. Mas é inegável que as duas gigantes do mundo mobile nunca estiveram tão fortes nesta componente como agora.
66% das apps mais populares pertencem ao Facebook e Google
Portanto, a percentagem de aplicações do Facebook e Google aumentou para 66% em 2021, quando era de apenas 53% em 2015. O que claro está, faz algum sentido, afinal de contas, só no caso do Facebook, temos a app Facebook, bem como o Messenger e ainda o WhatsApp. Já no caso do Google, temos o YouTube, o Gmail, o Maps, e claro, a pesquisa Google, tudo coisinhas que já vêm pré-instaladas na maioria dos smartphones comercializados.
Curiosamente, este crescimento o domínio, está relacionado com o facto de tanto a Google como o Facebook apostarem muito e bem na parte mobile dos seus ecossistemas.
Entretanto, fique com o top 15 de apps no Estados Unidos para o início de 2021:
- YouTube
- Gmail
- Google Maps
- Google Search
- Facebook Messenger
- Amazon
- Weather Channel
- Google Play
- Apple News
- Google Drive
- Google Photos
- Pandora
- Spotify
Dito tudo isto, apesar de o domínio não ser novidade, o facto de estas duas gigantes terem cada vez mais poder no mundo mobile, começa a deixar alguns utilizador pouco confortáveis. Não será isto um autêntico monopólio da indústria?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!