As previsĂ”es sugerem que o mercado global de smartphones vai cair 5,5% ano-a-ano durante o primeiro semestre de 2019. Mas, de acordo com o Ășltimo relatĂłrio da IDC, espera-se tambĂ©m algum crescimento durante os meses que restam do ano. Mas qual o papel do 5G?
5G pode salvar o mercado dos smartphones! Sabe porquĂȘ?
Embora o nĂvel mais alto de procura nĂŁo seja suficiente para compensar o declĂnio observado atĂ© agora – a IDC espera uma queda de 1,9% nas vendas este ano – o crescimento entre julho e dezembro deve ficar numa mĂ©dia de 1,4%, apesar de um possĂvel declĂnio de atĂ© 5% na China. A principal força motriz serĂĄ a melhoria em mercados como a Ăndia, para alĂ©m de uma ampla gama de dispositivos premium mais baratos, como o prĂłximo iPhone XR (2019), que certamente vai despertar o interesse por parte dos consumidores.
O preço vai continuar a ser um fator cada vez mais importante para os consumidores. Isto cria novas oportunidades no segmento de gama média, algo que deve beneficiar marcas como a Xiaomi e Samsung. A Huawei e a Honor também podem vir a beneficiar disto, mas tudo depende do que acontecer com os EUA.
Outro grande impulso para este mercado serĂŁo os dispositivos 5G, uma categoria que deve conquistar uma participação de 0,5%. A Samsung, OnePlus, LG e Xiaomi jĂĄ tĂȘm algumas ofertas iniciais, mas muitas outras estĂŁo a caminho, incluindo as variantes 5G do Galaxy Note 10 e Note 10 Pro e os dispositivos 5G da Huawei.
Olhando para o futuro, a IDC prevĂȘ que o mercado na China vai estar em breve no caminho da recuperação.
Entretanto o impulso dos smartphones 5G também vai continuar a beneficiar o mercado de smartphones numa escala global e, até 2023, acredita-se que esta categoria de produtos serå responsåvel por 26,3% de todos os smartphones.
A IDC acredita que as inovaçÔes ao nĂvel do design vĂŁo permanecer no centro deste mercado nos prĂłximos anos. O desafio, no entanto, serĂĄ dar resposta Ă s elevadas expectativas dos consumidores, mantendo os preços baixos. Isto ao mesmo tempo em que a tolerĂąncia para produtos com preços mais altos diminui. Isto serĂĄ especialmente crĂtico quando se trata de introduzir dispositivos realmente inovadores como os dobrĂĄveis.
Ao nĂvel dos sistemas operativos, tanto o Android como o iOS terĂŁo um aumento nas remessas. No entanto, a participação de mercado de cada um vai permancer bastante estĂĄvel.
Espera-se que o Android, por um lado, veja a utilização mundial a crescer dos 1.375 mil milhÔes de unidades este ano para 1.520 mil milhÔes de unidades em 2023. Em média, a plataforma deverå crescer 2,1% ao ano e acabarå com uma participação de mercado de 87,1%, um pouco acima da participação de 86,7% prevista para este ano.
Em relação ao iOS e Ă popularidade do iPhone, a IDC estĂĄ a prever uma queda de 12,1% neste ano. Isto traduz-se em 183,5 milhĂ”es de envios. No entanto, em 2023, este nĂșmero deverĂĄ crescer para 195,9 milhĂ”es, dando Ă plataforma uma participação de mercado de 12,9%, um pouco abaixo da participação de 13,3% que a Apple deve manter este ano.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!