2nm: Novos aumentos de preço na tecnologia. Vai pagar?

A evolução tecnológica está hoje em dia muito assente na miniaturização do transístor, que acontece sempre que uma gigante da produção consegue lançar um novo processo de produção, que é por sua vez mais poderoso, mais eficiente, e claro… Mais caro!

Aliás, uma das grandes razões pela qual tudo tem ficado mais caro após tudo aquilo que aconteceu com a pandemia de COVID-19, está mesmo no facto de a produção estar cada vez mais complexa, e com barreiras cada vez mais mais complicadas de ultrapassar. A crise de chips foi apenas o início!

Quer um exemplo? A passagem para os 2nm vai muito provavelmente significar um aumento de preço muito significativo em tudo o que é tecnologia.

2nm vai trazer novos aumentos de preço a tudo o que é tecnologia! Está pronto para pagar?

3nm, 2nm

Portanto, a passagem para os 3nm já foi complicada, apesar do facto de os preços ainda não terem subido de forma muito significativa, o que se deve em grande parte ao facto de a Apple ter reservado a totalidade da força de produção da TSMC.

Acredito que a Apple tinha planos para aumentar o preço de vários produtos chave tendo como base os atuais processadores de 3nm. Mas, devido à incerteza económica que se vive em todas as regiões do globo, não há espaço para aumentos de preço. Aliás, basta olhar para os portáteis MacBook da Apple para perceber que aumentar preços acabou por “matar” a pouca procura que já existia no mercado.

Ainda assim, como deve imaginar, a tecnologia vai encarecer novamente num futuro muito próximo.

Basta olhar para as estimativas dos especialistas do mercado de produção, que apontam agora para um custo de 28 mil milhões de dólares para conseguir meter linhas de 2nm a funcionar em pleno.

  • Um valor que é mais ou menos superior em 50% face aos 3nm, que por si só já são extremamente caros face aos “velhos” processos de 4nm, 5nm e 7nm.

Este valor de 28 mil milhões de dólares significa a construção do zero, com todo o equipamento envolvido para a produção dos wafers. Por isso, não significa que o resultado final encareça de forma diretamente proporcional. Ainda assim, é inegável que as coisas vão ficar mais caras à medida que se perseguem novos processos de produção.

Porquê este aumento?

Quanto mais pequenas forem as características de um chip, mais preciso terá de ser o processo de fotolitografia, aumentando assim o custo do equipamento e dos materiais utilizados no processo.

Quem paga este aumento? Bem, são as empresas que fazem as encomendas de chips, como é o caso da Apple, Qualcomm, AMD, NVIDIA, etc… Mas estes aumentos são quase sempre passados para o consumidor final, através do produto que é vendido nas mais variadas plataformas de venda.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também