Atenção! 25 Tesla em dez países atacados à distância!

No caso dos veículos mais tradicionais tudo é mais simples. Para abrir a porta e para os ligar necessitamos de uma chave física que temos de introduzir na fechadura. No entanto, é cada vez mais raro vermos automóveis assim. De facto, os veículos que andam na estrada estão cada vez mais inteligentes e embora, por um lado, isto possa facilitar muito a vida aos utilizadores, por outro abre uma caixa de pandora. É que temos muitos perigos à espreita! Os Tesla estão, sem dúvida, no grupo dos veículos mais inteligentes do mundo e foi exatamente por esse motivo que foram atacados à distância.

Atenção! 25 Tesla em dez países atacados à distância!

Um hacker de 19 anos conseguiu atacar 25 veículos Tesla em 10 países utilizando apenas a Internet. Este jovem alemão chamado David Colombo diz que consegue abrir à distância as portas dos Tesla e ainda colocá-los em funcionamento!

De facto ele já tem um controlo remoto dos veículos. Mas atenção porque ele não pretende causar estragos. Na realidade quer avisar os donos dos automóveis mas na realidade não tem forma de os contactar.

Tesla atacados

Ele não explicou como é que conseguiu acesso aos veículos. No entanto revelou um dado curioso. É que este ataque foi possível, não devido a uma vulnerabilidade por parte da Tesla, mas sim por culpa dos utilizadores.

Neste momento o que é possível fazer é verificar a localização dos veículos, abrir as portas e janelas, colocar música a tocar e até acender as luzes.

No entanto ele assinalou que não consegue interferir com a condução de ninguém. Isto deixa de fora algumas acções mais perigosas.

carro elétrico

Entretanto a Tesla já começou a investigar esta situação e está a emitir certificados de segurança para os seus veículos. Isto para manter terceiros fora do carro.

Lembro que o propósito deste hacker não foi causar qualquer problema mas sim fazer algo conhecido por ethical hacking. Ou seja, alguém encontra num sistema apenas para encontrar vulnerabilidades e avisar os fabricantes.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também