2.4 GHz ou Bluetooth: qual é a melhor opção para si?

Quando se trata de ligar sem fios os seus periféricos ao computador, tem duas opções principais: um dongle de 2.4 GHz ou Bluetooth. Se só estiver familiarizado com o Bluetooth, pode estar a perguntar-se para que serve este dongle. Vamos explicar-lhe qual a melhor opção.

Qual é a diferença entre 2.4 GHz e Bluetooth?

Comecemos por esclarecer o que significa 2,4 GHz no contexto dos periféricos de computador. Refere-se a um tipo de tecnologia sem fios proprietária chamada USB-RF, em que dispositivos como ratos e auscultadores utilizam um pequeno dongle USB para se ligarem ao seu computador. Ao contrário do Bluetooth, esta conetividade de 2,4 GHz é específica de cada fabricante. De facto, alguns fabricantes, como a Logitech, têm várias “normas” de 2,4 GHz com diferentes níveis de compatibilidade.

Normalmente, encontrará 2,4 GHz em periféricos orientados para jogos como forma de proporcionar uma experiência melhor e mais reactiva graças a uma maior largura de banda e otimização da latência. Por exemplo, o Bluetooth apenas suporta uma taxa máxima de sondagem de 125 Hz (o rato comunica a sua posição 125 vezes por segundo), o que se traduz num atraso de 8 ms. Em contrapartida, muitos dispositivos de 2,4 GHz suportam 1.000 Hz, com alguns modelos recentes, como o Razer BlackWidow V4 Pro, a atingir mais de 4.000 Hz.

Embora o Bluetooth também funcione no espetro de frequência de 2,4 GHz, dá prioridade à conetividade de baixo consumo de energia e de curto alcance. Isto resulta numa largura de banda significativamente menor e numa maior latência em comparação com as ligações proprietárias de 2,4 GHz.

2.4GHz tem uma falha enorme

Embora a frequência de 2,4 GHz seja objetivamente melhor do que o Bluetooth em muitos aspectos, tem um problema gritante: é tudo proprietário. Cada fabricante utiliza a sua própria tecnologia de 2,4 GHz, que só funciona com os seus dispositivos. Assim, se tiver um rato Logitech, um teclado Razer e uns auscultadores SteelSeries, precisará de três receptores de 2,4 GHz separados para ligar tudo. E se estiver a utilizar estes dispositivos com um portátil, poderá nem sequer ter portas USB suficientes para ligar tudo ao mesmo tempo.

Se não se importar de limitar a sua seleção, pode obter tudo do mesmo fabricante. No entanto, mesmo assim, há ressalvas, como problemas de compatibilidade entre diferentes dongles e periféricos.

Entretanto se perder um destes receptores proprietários de 2,4 GHz ou se este deixar de funcionar fora da garantia, a sua substituição é bastante dispendiosa. Ao contrário dos dongles Bluetooth, tem de comprar um dongle de substituição original, e muitas vezes tem de ser o modelo exato que funciona com o seu dispositivo.

Que tecnologia sem fios deve utilizar entre um dongle de 2.4 GH ou Bluetooth?

Em primeiro lugar, se o seu dispositivo vem com um dongle de 2,4 GHz, não há razão para não o utilizar em vez do Bluetooth. Tem melhor alcance, desempenho e fiabilidade, uma vez que é menos propenso a quedas de sinal e interferências. Se for um jogador, esqueça a utilização do Bluetooth. Embora seja bom para uma utilização casual com um controlador sem fios, 2,4 GHz é simplesmente a melhor opção.

2.4 ghz ou bluetooth: qual é a melhor opção para si?

No entanto, se só precisa de algo para o escritório, há uma boa hipótese de nem sequer notar a diferença entre 2,4 GHz e Bluetooth, especialmente no que diz respeito a ratos e teclados. O que vai notar é a duração melhorada da bateria.

Quer opte por Bluetooth ou 2,4Ghz, deve saber que se trata de um espetro congestionado. O seu router Wi-Fi, o micro-ondas e os dispositivos domésticos inteligentes utilizam todos 2,4 GHz. Para obter o melhor desempenho dos seus dispositivos sem fios, mantenha o dongle o mais próximo possível e dentro da linha de visão.

Quando possível, compre dispositivos que suportem ambos

Se pretende obter o desempenho superior de 2,4 GHz, mas também precisa de algo que funcione universalmente com qualquer dispositivo com Bluetooth, procure periféricos que suportem ambas as opções. Já é comum em teclados mecânicos sem fios, mas estamos a começar a vê-lo também em ratos e auscultadores. Desta forma, terá sempre uma forma extra de ligar o dispositivo. Mesmo que perca o dongle, pode continuar a utilizá-lo através de Bluetooth até chegar um novo dongle.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também