1Password para Android já suporta chaves de acesso

As chaves de acesso parecem ser o futuro das palavras-passe e as aplicações que gerem isto tudo estão a adaptar-se lentamente à nova tecnologia. O 1Password foi um dos primeiros serviços a adicionar suporte para chaves de acesso e elas acabam também de chegar ao 1Password para Android.

1Password para Android já suporta chaves de acesso

O 1Password anunciou hoje que os smartphones Android podem agora utilizar chaves de acesso armazenadas no 1Password, da mesma forma que as extensões de browser existentes do 1Password e a aplicação para iOS. As chaves de acesso no Android usam o Gestor de palavras-passe da Google por defeito, mas esses dados só podem ser acedidos noutros dispositivos Android, no Chrome ou em Chromebooks. Ora, o 1Password é uma solução mais multiplataforma.

1Password para Android

Agora é possível ver, organizar, partilhar e eliminar as suas chaves de acesso a partir de qualquer dispositivo Android. No entanto a sua utilização requer um dispositivo com Android 14 ou posterior. Isso deixa de fora muitos smartphones e tablets. Claro que todos os dispositivos Google Pixel atualmente suportados têm Android 14, bem como muitos dispositivos Samsung Galaxy. No entanto, a maioria dos outros telefones e tablets ainda estão no Android 13 ou versões anteriores. Não sabemos números ao certo, uma vez que a Google parou de publicar regularmente a participação de mercado de cada versão do Android em 2020.

O suporte para as chaves de acesso requer a versão mais recente do 1Password para Android e como referimos acima a última versão deste sistema operativo.  A empresa mencionou que o 1Password ainda não pode criar e usar palavras-chave no Chrome para Android, mas a Google está “a trabalhar numa nova API” para permitir essa funcionalidade que o 1Password pode usar. Presumivelmente, essa função também se aplica a outros browsers Android baseados no Chrome, como Microsoft Edge e Vivaldi.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também