Atenção: a 16 de Setembro pode deixar de aceder ao seu Outlook!

A Microsoft anunciou alterações de segurança nas contas de e-mail pessoais do Outlook. Uma delas vai ter impacto em muitos utilizadores que ainda utilizam o sistema de autenticação normal. Ou seja, nome de utilizador e palavra-passe. Isto significa que até 16 de setembro de 2024 a sua conta de Outlook pode deixar de funcionar!

Atenção: a 16 de Setembro pode deixar de aceder ao seu Outlook!

A partir de 16 de setembro de 2024, a Autenticação Básica (nome de utilizador e palavra-passe) para clientes Outlook desaparece gradualmente. Isto para todas as contas pessoais do Outlook, incluindo Outlook.com, Hotmail.com e Live.com. Isto faz sentido, mas poderá dar muitas dores de cabeça a várias pessoas menos habituadas a estas andanças.

O método de autenticação básica não é seguro, uma vez que envia as credenciais através da rede sem encriptação, permitindo que as ferramentas de monitorização de rede as captem. Além disso, os browsers e outras aplicações costumam guardar em cache as credenciais de autenticação básica. Isto até que o browser seja reiniciado, permitindo que sejam utilizadas por outras pessoas com acesso ao dispositivo.

Outlook para Windows 11 offline, outlook deixar de funcionar

“Embora a autenticação básica tenha sido o padrão durante algum tempo, também facilitou a captura das informações de início de sessão de uma pessoa por parte de pessoas mal intencionadas”, explica a Microsoft.

“Isto aumentou o risco de essas credenciais roubadas se reutilizarem para obter acesso ao correio eletrónico. Ou então aos dados pessoais de uma pessoa. Os ciberataques baseados em e-mail só aumentaram com o tempo, por isso estamos a exigir uma autenticação moderna para todos os clientes do Outlook para ajudar a proteger melhor as suas contas pessoais.”

Ao mudar para métodos de autenticação mais modernos, as credenciais de autenticação básica serão substituídas por uma autenticação baseada em token apoiada por uma autenticação multi-fator (MFA).

Como referi acima isto vai dar algumas dores de cabeça.

Sobretudo aos utilizadores que utilizam aplicações mais antigas que apenas suportam a Autenticação Básica, uma vez que deixarão de poder aceder às contas de e-mail Outlook.com, Hotmail.com ou Live.com após 16 de setembro.

Em vez disso, os utilizadores terão de mudar para as versões mais recentes do Outlook, Outlook para Windows, Apple Mail, Thunderbird ou outros clientes de e-mail compatíveis que suportem métodos de autenticação modernos.

Os utilizadores com uma subscrição do Microsoft 365 podem utilizar a versão do Outlook incluída no seu plano. Já os que utilizam o Outlook 2021 (compilação 11601.10000 ou superior) já estão equipados com a “Autenticação Moderna” e não serão afetados.

A Microsoft também anunciou a descontinuação das aplicações Mail e Calendário.

Assim incentiva os utilizadores existentes a migrarem para o novo Outlook para Windows, que oferece uma segurança melhorada.

O Mail e o Calendário permanecerão na Microsoft Store até 31 de dezembro de 2024. Após essa data adeus suporte!

Será adicionada uma opção “mudar para o Outlook” às interfaces de ambas as aplicações para simplificar o processo de migração para os utilizadores afetados.

Outra descontinuação é a versão ‘light’ da Outlook Web App, que atinge o fim do suporte a 19 de agosto de 2024.

A Microsoft também anunciou que, a partir de 30 de junho de 2024, o Outlook.com deixará de permitir que os utilizadores acedam a contas Gmail. No entanto, os clientes Outlook autónomos para Windows e Mac continuarão a oferecer esta funcionalidade.

Por fim, como efeito secundário da descontinuação da Cortana, a opção “Reproduzir os meus e-mails” e a “Pesquisa por voz” no Outlook (versão mobile) também desaparecem. Isto no final deste mês.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados