Deve fazer retoma do seu carro ou vendê-lo particularmente?

Se está a preparar-se para comprar um carro novo, há muitas coisas a ter em conta. No entanto, um dos aspectos mais importantes é o que fazer com o seu carro antigo. Em muitos casos, as pessoas que estão a comprar um carro novo também estão a tentar livrar-se do veículo anterior. Mas é melhor aceitar a oferta de um concessionário e fazer retoma do seu carro ou vendê-lo particularmente?

Deve fazer retoma do seu carro ou vendê-lo particularmente?

A venda do seu automóvel por si próprio é geralmente aceite como um método para obter mais dinheiro com ele. Há casos raros em que um concessionário lhe oferece o mesmo montante que obteria se o vendesse você mesmo. Se isso acontecer, é provavelmente melhor aceitar a oferta de troca ou de retoma. No entanto, para o resto das pessoas, faz mais sentido preparar e vender um carro para obter um pouco mais de dinheiro para aplicar no carro novo?

chave presa na ignição, desligar o carro

No caso de vender o seu próprio automóvel em vez de o trocar, o fator decisivo é o valor que dá ao seu tempo.

Dependendo do automóvel, obter o melhor preço no mercado de usados pode ser uma tarefa monumental. Lidar com pessoas que se esforçam por vender o seu carro pode esgotar o seu tempo. Além disso, preparar o carro para a venda também pode consumir muito tempo.

melhor óleo motor automóvel

Outro aspeto a ter em conta ao vender o seu automóvel por si próprio é o facto de a preparação para a venda poder implicar custos. Por exemplo, uma óptima maneira de ajudar a vender o seu carro mais rapidamente é fazer a manutenção do mesmo. Coisas básicas como uma mudança de óleo, pastilhas de travão novas, etc., podem ajudar a atrair compradores, mas vão custar-lhe dinheiro. Fazer uma revisão profissional ou na sua garagem e um bom conjunto de fotografias para acompanhar o seu anúncio também são formas comuns de aumentar a atratividade do seu carro. No entanto, a menos que esteja a fazer tudo isto sozinho, o custo vai aumentar rapidamente.

Existe, claro, a opção de vender o seu carro tal como está.

Um aspirador e algumas fotografias decentes podem ser muito baratos. No entanto, sem o apresentar tão perfeito quanto possível, conseguir o melhor preço pode ser um pouco difícil. Nalguns casos, porém, vendê-lo “tal como está” pode render-lhe mais do que o concessionário está disposto a oferecer-lhe.

spray para arrancar o carro
A male mechanic with a can spray gasoline into the intake manifold to start the car during engine breakdown of the ignition and fuel supply system in a vehicle repair workshop. Auto service industry.

Regatear com um concessionário também não é propriamente divertido

Não é segredo que as pessoas que vendem carros têm certas formas de tentar manipular os clientes. Fazem o possível para dar o mínimo possível e tirar o máximo possível, pedindo informações e pressionando os potenciais compradores a vender. É certo que nem todos os concessionários estão à procura de “sangue”. No entanto, no final, querem concretizar a venda.

Dito isto, é absolutamente possível regatear com um concessionário o valor de troca do seu automóvel. Por isso, antes de tentar vender o seu automóvel por si próprio, vale a pena ver quanto consegue obter do concessionário pelo seu automóvel. Além disso, pode, por vezes, utilizar a sua retoma como moeda de troca para obter uma redução de preço suficiente na compra do seu novo automóvel.

Se fizer bem as coisas e encontrar um concessionário disposto a colaborar consigo, poderá compensar a diferença entre o valor da retoma e o valor do particular sem ter de lidar com as consequências de o vender. Em última análise, tudo se resume a saber se tem tempo e paciência para vender o seu veículo para obter mais dinheiro ou se a conveniência de uma retoma do carro é mais apelativa.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.