Sabia que isto faz a luz de verificação do motor acender?

O painel de instrumentos do seu automóvel fornece muitas informações úteis enquanto conduz. Aliás é através dele que ficamos a saber muitas coisas, nomeadamente problemas com o automóvel. Por exemplo, a luz de verificação do motor é um dos elementos. Mas como a informação que fornece não é tão específica como as outras luzes e medidores, pode sentir-se tentado a ignorá-la. Mas não o faça. A razão pode não ser assim tão grave como parece.

Sabia que isto faz a luz de verificação do motor acender?

Há uma forma de saber a razão mas não é assim tão acessível a todos

A forma mais rápida de determinar o que está a fazer disparar a luz de verificação do motor é comprar e utilizar um scanner OBD2. Este dispositivo relativamente barato pode ser ligado ao computador do seu veículo e avaliar os problemas de que o seu automóvel padece. Este é o mesmo tipo de scanner utilizado pelos mecânicos e pode poupar-lhe muito dinheiro ao evitar uma ida à oficina.

Se não tiver um scanner OBD2 à mão, existem alguns problemas comuns que podem acionar a luz de verificação do motor. Se souber quais são, pode verificar rapidamente por si próprio se são os problemas que estão a acender o seu painel de instrumentos e, possivelmente, pode até resolvê-los e corrigi-los sem gastar muito dinheiro.

Tampa do depósito solta ou partida

Uma explicação comum para o facto de a luz de verificação do motor estar acesa é um tampão de gás solto ou partido. Neste caso, a luz é útil como um lembrete para se certificar de que a substituiu depois de reabastecer o depósito. Ou seja, tal como o seu automóvel normalmente o alerta quando deixa uma porta do lado do condutor ou do passageiro entreaberta. Se a tampa da dobradiça ou outra parte da tampa estiver partida, terá de se esforçar um pouco mais para a arranjar e fazer com que a luz de verificação do motor desapareça.

O que não deve fazer é ignorar o problema, mesmo que pareça insignificante.

Conduzir sem a tampa pode interferir com a recirculação no sistema de combustível. Também pode fazer com que o combustível se evapore do depósito. A gasolina já é suficientemente cara – definitivamente não quer pagar mais do que já precisa porque está a deixar que parte dela desapareça no éter. A evaporação da gasolina não deve ser tomada de ânimo leve, e é exatamente por isso que os veículos são construídos com sistemas de evaporação selados e têm sensores que monitorizam de perto esta parte do seu automóvel.

A luz de verificação do motor pode estar a detetar fugas causadas por problemas maiores do que apenas a tampa do depósito, como um problema com uma das linhas de recirculação de plástico, conectores ou acessórios do sistema. Se a substituição da tampa do depósito não resolver o problema, pode ser necessário mandar verificar esses componentes. A melhor coisa a fazer é evitar fugas em primeiro lugar, certificando-se de que substitui sempre a tampa do depósito com cuidado quando abastece. Encher o depósito de gasolina também é um grande erro e pode causar danos graves na tampa ou noutras partes do seu automóvel.

Sensores defeituosos

O seu veículo está repleto de sensores que medem tudo, desde o oxigénio até à temperatura do líquido de refrigeração, pelo que não é invulgar que pelo menos um destes sensores funcione mal de vez em quando, caso em que a luz de verificação do motor pode começar a brilhar. O sensor de oxigénio que mede a quantidade de oxigénio não queimado no sistema de escape do seu automóvel funciona frequentemente num ambiente com mais de 800 graus, pelo que não é de estranhar que tenha de ser substituído. Um sensor de oxigénio avariado pode levar a que a mistura ar-combustível no seu motor se torne ineficiente, e estará a queimar mais gasolina do que deveria. Pior ainda, um sensor de oxigénio avariado também pode causar danos nas velas de ignição e no conversor catalítico do seu veículo, causando dores de cabeça ainda maiores no futuro.

Da mesma forma, o sensor de fluxo de massa de ar do seu automóvel pode estar frequentemente avariado, especialmente quando fica sujo devido ao uso.

Isto pode fazer com que o motor trema, se arraste, pare ou não arranque, entre outros problemas. Pode comprar produtos de limpeza especializados ou poupar dinheiro colocando o sensor de fluxo de massa de ar num saco Ziploc cheio de álcool para remover a sujidade. Se o fizer duas vezes por ano ou quando mudar o óleo, pode evitar problemas antes de estes começarem ou piorarem e acenderem a luz de verificação do motor.

Para além do sensor de oxigénio, do sensor de temperatura do líquido de refrigeração e do sensor de fluxo de massa de ar, a luz de verificação do motor pode indicar problemas com o sensor de óleo do motor, o sensor de posição do acelerador, o sensor de pressão do combustível ou o sensor de nível do líquido de refrigeração. A melhor forma de determinar um problema específico é ver os códigos que o scanner OBD2 apresenta quando ligado ao computador do veículo.

Problemas nas velas de ignição

As velas de ignição são componentes relativamente acessíveis e simples do seu veículo. Mas não deixam de ser importantes, tal como as bobinas de ignição que lhes fornecem a eletricidade necessária para acender a mistura de combustível/ar no seu motor. Os problemas com as velas de ignição, bobinas ou cabos das velas de ignição podem ativar a luz de verificação do motor, pelo que deverá inspeccioná-los quando o aviso incómodo aparecer no seu painel de instrumentos.

Muitos automóveis modernos contêm várias bobinas para cada cilindro do motor, o que significa que existem mais locais onde algo pode correr mal. As velas de ignição podem desgastar-se ou ficar obstruídas por óleo, carbono ou combustível. Também podem formar bolhas se estiverem a funcionar demasiado quentes durante demasiado tempo. Se souber como saber se tem uma vela de ignição avariada, pode identificar rapidamente se é ou não o problema depois de abrir o capot.

Os veículos mais antigos também utilizam fios para ligar as velas de ignição e as bobinas.  Se estiverem danificados, estes fios podem acionar a luz de verificação do motor. Se o seu motor parecer instável ao ralenti, tiver uma queda significativa no desempenho ou não fizer tantos quilómetros por litro como normalmente faz, pode ser um sinal de que os fios das velas de ignição estão a fazer com que a luz de verificação do motor se acenda. Felizmente, estes também são baratos e fáceis de trocar por si próprio.

Problemas com o catalisador

Entretanto os conversores catalíticos têm sido uma parte importante dos motores durante décadas, ajudando a manter o monóxido de carbono fora do ambiente. Se o seu não estiver a funcionar corretamente, o seu motor terá um desempenho e uma economia de combustível inferiores e poderá mesmo falhar completamente. Também não passará na sua próxima inspeção automóvel. Se o seu automóvel estiver a fazer ruídos estranhos ou se o fumo que sai do tubo de escape for mais espesso ou tiver uma cor diferente do habitual, pode ser devido a problemas com o catalisador.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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