Antes de comprar o seu próximo televisor veja se tem isto!

Atualmente, com tantas marcas de televisores, é fácil perdermo-nos por todas as opções que estão disponíveis. Dito isto, antes de comprar o seu próximo televisor de ecrã grande (ou pequeno), deve verificar se tem as seguintes características. É que acredite que lhe vão mesmo fazer falta e se não estiverem presentes pode vir a arrepender-se.

Antes de comprar o seu próximo televisor veja se tem isto!

Ecrã OLED ou QLED

Um televisor OLED ou QLED é absolutamente indispensável quando se compra um novo ecrã. O OLED é rei se procura os pretos mais profundos, as cores mais vibrantes e detalhes ultra-nítidos. Cada pixel num ecrã OLED acende-se individualmente, o que permite obter pretos verdadeiramente puros e níveis de contraste elevados. No entanto, esta fantástica qualidade de imagem tem um preço elevado – alguns modelos OLED custam milhares de euros. E existe o risco de a imagem ficar fraca após cerca de cinco anos de utilização.

televisão ligada enquanto dorme, compre uma TV, OLED, Mudar de TV no Natal

No entanto, tem uma grande alternativa já que os televisores QLED da Samsung são fantásticos. Embora não consigam igualar um OLED pixel a pixel, os ecrãs QLED são brilhantes e coloridos graças à sua luz de fundo e à tecnologia de pontos quânticos. Fazem as cores sobressaírem. Além disso, os ângulos de visualização são amplos.

Se o seu orçamento for mais apertado, os LEDs ou LCDs topo de gama continuam a proporcionar uma qualidade de imagem muito boa para uma visualização regular. Não emitem luz negra, pelo que não conseguem atingir os mesmos níveis de preto intenso que os ecrãs OLED, mas continuam a ser uma opção mais económica.

Dynamic Range (HDR)

Quando se trata de High Dynamic Range (HDR), há muitos padrões a considerar. O HDR10 é o padrão básico – suporta cores de 10 bits e fica brilhante em cerca de 1.000 nits. No entanto, o HDR10 tem apenas um conjunto de instruções de brilho para todo o filme, pelo que o brilho permanece o mesmo durante todo o tempo.

televisões baratas, box de TV para ver IPTV, Dispositivos de Streaming

O Dolby Vision está um passo à frente. Com o Dolby Vision, o brilho adapta-se cena a cena, de modo a que as cenas escuras possam ser mais escuras e as cenas brilhantes possam realmente sobressair. Utiliza o “controlo dinâmico de metadados”, o que significa que o televisor sabe o brilho que cada parte do filme deve ter. Os ecrãs Dolby Vision têm mais de 1.000 nits de brilho e suportam cores de 12 bits, embora a maioria dos televisores actuais se limite a 10 bits.

O HDR10+ situa-se no meio dos dois. Tal como o Dolby Vision, permite que os níveis de brilho se alterem à medida que o conteúdo é reproduzido. Mas é de código aberto e isento de royalties e está a crescer em popularidade à medida que o suporte aumenta.

Antirreflexo

Um ecrã antirreflexo reduz a quantidade de luz reflectida na sua superfície. Em vez de a luz voltar para si, é transmitida uma maior quantidade através do ecrã, para que possa ver a imagem com clareza. O resultado é uma experiência de visualização muito mais confortável, independentemente do local onde se senta ou das condições de iluminação da sala. No entanto, a desvantagem é que os revestimentos antirreflexo podem, por vezes, fazer com que as imagens pareçam um pouco mais difusas ou granuladas, especialmente com cores mais claras. Isto deve-se ao facto de o revestimento dispersar a luz para minimizar os reflexos, o que pode reduzir ligeiramente a nitidez.

Atualmente, quase todos os televisores topo de gama vêm de fábrica com algum tipo de revestimento antirreflexo. Mas vale a pena verificar se está a comprar um modelo mais barato ou um televisor usado mais antigo.

Várias portas HDMI

Embora a maioria das TVs novas tenha pelo menos duas portas HDMI, recomendamos uma TV com três ou mais portas. Desta forma, não terá de estar sempre a desligar e a voltar a ligar consolas de jogos, dispositivos de streaming e outros quando quiser mudar o que está a ver.

Além disso, preste atenção à versão de HDMI das portas. O HDMI 2.1 está a tornar-se mais comum e suporta vídeo 4K/HDR de maior qualidade com taxas de frames super suaves até 120 fotogramas por segundo. Também tem funcionalidades interessantes para jogos como a Taxa de Atualização Variável e o Modo de Baixa Latência Automática.

Integração do controlo por voz

Já lá vão os dias em que se procurava freneticamente o telecomando sempre que se queria fazer uma pausa no que se estava a ver ou passar os programas. Pode simplesmente dizer: “Ei, TV, pausa” ou “Baixar o volume”, o que irá satisfazer o seu pedido. Também é ótimo quando as suas mãos estão ocupadas, como quando está a preparar o jantar na cozinha mas quer manter-se atento a algo que está a dar.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.