A luz do motor pode significar muitas coisas diferentes. Só quando surge um determinado código no painel do automóvel ou via um leitor OBD2 é que consegue ficar a saber exatamente o que se passa. Desta vez vamos falar do código de erro P0171. Embora o código possa ser indicativo de um problema específico do motor, não limita a causa – que pode ser múltipla.
Motor: o que significa e como resolver o código de erro P0171
Algo importante a notar desde já é que, se o seu scanner OBD2 alguma vez lhe der um código de motor P0171, é fortemente aconselhado que leve o seu automóvel a um mecânico profissional o mais rapidamente possível. Ignorar o problema durante demasiado tempo pode levar a danos significativos (e dispendiosos) no motor ao longo do tempo, ou a consequências legitimamente perigosas em determinadas circunstâncias.
O que significa
Um código de motor P0171 indica um desequilíbrio na relação ar/combustível do motor do veículo. Especificamente, há demasiado ar e pouco combustível a entrar na câmara de combustão do motor.
Um código P0171 é normalmente associado a um código P0170. Isto porque ambos se ativam quando o módulo de controlo do grupo motopropulsor detecta algo de errado com a regulação do combustível. Embora, para além de utilizar um scanner OBD2 para avaliar os códigos também pode reparar que o seu motor tem tendência para parar ao ralenti, tem dificuldade em arrancar, emite sons de batida ou perde potência ao acelerar.
Encontrar um código de motor P0171 não é necessariamente motivo para alarme imediato, mas deve ser levado a sério. Quando se aperceber do problema, a única coisa a fazer a partir desse momento é dirigir-se a um mecânico. Não é imediatamente perigoso continuar a conduzir quando o motor não está a receber a mistura correcta de ar e combustível. Mas quanto mais tempo funcionar nessas condições, maior é a probabilidade de danos a longo prazo e mais dispendiosos.
As causas
A causa de um código P0171 pode ser tão simples como sensores de fluxo de ar sujos. Mas também pode estar a lidar com sensores defeituosos, filtros de combustível entupidos, injetores de combustível encravados ou bombas de combustível demasiado fracas para aguentar a carga.