One UI 7: há uma boa e uma má notícia nos widgets Android

No One UI 6.0 e One UI 6.1 com base no Android 14, quando fecha uma aplicação, os widgets do ecrã inicial da aplicação continuam a funcionar. No entanto, esse não será o caso com o One UI 7.0 baseado no Android 15.

One UI 7: há uma boa e uma má notícia nos widgets Android

No site de desenvolvimento do Android, a Google afirma que no Android 15, quando fecha uma aplicação, o sistema operativo desativa os widgets da aplicação. Quando isso acontece, os widgets deixam de funcionar, ficam a cinzento e não consegue interagir com eles. Para que os widgets voltem a funcionar, terá de abrir a aplicação a que pertencem, quer diretamente (tocando no ícone da aplicação ou clicando no botão Abrir na Google Play Store, na Galaxy Store ou nas Definições), quer indiretamente (tocando na aplicação no menu Partilhar).

O One UI 7.0 ajudará quando os widgets não estiverem a funcionar corretamente

Esta alteração tem vantagens e desvantagens. Comecemos pelas vantagens. Suponha que o widget de uma aplicação não está a funcionar corretamente e que, para o corrigir, fecha a aplicação e volta a abri-la. No One UI 6.0 ou One UI 6.1 baseado no Android 14, fechar a aplicação e voltar a abri-la não o ajudará. Isto porque o widget continuará a funcionar mesmo depois de fechar a aplicação. No entanto, no One UI 7.0 baseado no Android 15, fechar a aplicação fará com que o widget deixe de funcionar e, quando voltar a abrir a aplicação, o widget também será reiniciado, o que deverá resolver os problemas com ele.

Mas não lhe permite executar um widget quando a aplicação está fechada

Quanto às desvantagens, há uma grave: se quiser fechar uma aplicação mas manter o widget a funcionar, não pode. Muitas pessoas, gostam de fechar todas as aplicações (para manter o menu multitarefa limpo e poupar um pouco de bateria) mas manter todos os widgets a funcionar. Infelizmente, isso não será possível com o One UI 7.0 baseado no Android 15. Esperamos que a Google encontre uma solução que permita fechar uma aplicação mas manter o seu widget em funcionamento.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados